Início Brasil Primeira-ministra de Bangladesh cancela viagens por distúrbios no país: Espanha e Brasil

Primeira-ministra de Bangladesh cancela viagens por distúrbios no país: Espanha e Brasil

63
0
Primeira-ministra de Bangladesh cancela viagens para Espanha e ao Brasil por distúrbios em seu país

A líder de Bangladesh, Sheikh Hasina, tomou a decisão de cancelar suas viagens planejadas para a Espanha e o Brasil devido aos confrontos violentos entre a polícia e os estudantes em seu país. Os protestos dos estudantes são contra um sistema de cotas que reserva mais da metade dos cargos na função pública para determinados setores da sociedade.

O secretário de imprensa de Hasina, Nayeemul Islam Khan, confirmou que a primeira-ministra cancelou as viagens por conta da situação atual em Bangladesh. Ela planejava inicialmente viajar para a Espanha no domingo e de lá seguir para o Brasil na terça-feira.

A violência ocorrida durante a semana resultou em pelo menos 115 mortes, conforme levantamento da AFP com base nos relatórios hospitalares. Mais da metade dessas mortes é atribuída aos disparos da polícia, de acordo com informações de funcionários hospitalares.

Diante da incapacidade da polícia em conter os protestos estudantis, o governo decretou toque de recolher até domingo e mobilizou os militares. As ruas de Daca, a capital, amanheceram praticamente desertas, com poucos soldados e veículos militares patrulhando a cidade de 20 milhões de habitantes. Alguns motoristas foram orientados pela polícia a voltarem para casa por desrespeitarem o toque de recolher.

Apesar disso, manifestantes se reuniram no distrito de Rampura para protestar contra o toque de recolher, e pelo menos uma pessoa ficou ferida por tiros disparados pela polícia, que utilizou balas reais durante a dispersão.

A situação continua tensa em Bangladesh devido aos confrontos entre estudantes e as forças de segurança. A mobilização do exército e a imposição do toque de recolher mostram a gravidade da situação e a necessidade de restabelecer a ordem no país.

Enquanto isso, no cenário internacional, outros conflitos também marcam as notícias. Por exemplo, a tensão no oriente médio envolvendo reféns israelenses tem gerado divisão entre as famílias sobre como garantir sua libertação. Além disso, países como Chipre relembram os 50 anos da invasão turca que dividiu a ilha, evidenciando as disputas históricas na região.

Diante de tantos desafios e conflitos em diferentes partes do mundo, é fundamental buscar soluções pacíficas e diálogo para resolver os impasses e garantir a segurança e o bem-estar da população. A atuação das lideranças políticas e a cooperação internacional são essenciais nesse processo de construção de paz e estabilidade global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui