Após uma campanha impecável, a equipe brasileira de vôlei feminino acabou sendo derrotada pelos Estados Unidos, resultando na disputa pela medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris. O time comandado por Zé Roberto Guimarães enfrentou as americanas em uma partida acirrada, que terminou com a vitória dos adversários por 3 sets a 2, com parciais de 25-23, 18-25, 25-15, 23-25 e 15-11.
O confronto foi de alto nível, com o Brasil conseguindo reverter a situação em duas ocasiões, levando a partida para o tie-break. Mesmo liderando o set decisivo, a equipe brasileira acabou sofrendo uma virada impressionante por parte dos Estados Unidos.
A busca por “vinganças” marcou a trajetória do Brasil em Paris, com vitórias sobre Japão e Polônia, adversários que haviam derrotado o time na última Liga das Nações. No entanto, a principal vingança esperada não se concretizou.
A seleção norte-americana tem sido um obstáculo constante nos planos do Brasil nos últimos anos, mantendo uma invencibilidade de cinco anos no confronto, incluindo vitórias em finais da Liga das Nações e, o mais doloroso de todos, na disputa pelo ouro olímpico em Tóquio, em 2021.
Apesar de ter quebrado essa sequência de derrotas pouco antes das Olimpíadas, o Brasil não conseguiu repetir a vitória em Paris.
Agora, a equipe brasileira se prepara para entrar em quadra no sábado (10), às 12h15 (horário de Brasília), em busca da medalha de bronze. O adversário das brasileiras será definido entre o perdedor do confronto entre Itália e Turquia.
O Brasil mantém vivas as chances de adicionar mais uma medalha à sua coleção no vôlei feminino, que atualmente conta com duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.