Início Brasil Sintomas e tratamentos de morte de bebê no Paraná hoje: saiba mais.

Sintomas e tratamentos de morte de bebê no Paraná hoje: saiba mais.

35
0
quais os sintomas e tratamentos? Bebê MORTE no Paraná. Hoje

A morte de um bebê de seis meses por coqueluche na cidade de Londrina, no último dia 25, foi confirmada pela secretaria de Estado da Saúde do Paraná, após 3 anos sem registros de óbitos no Brasil, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

A coqueluche, também conhecida como ‘tosse comprida’, é uma infecção respiratória causada pela bactéria Bordetella Pertussis. As crises de tosse são características da doença, que pode atingir a traqueia e os brônquios do paciente. Menores de seis meses são muito suscetíveis a complicações, podendo levar ao risco de morte se não tratadas adequadamente.

O Ministério da Saúde destaca que a falta de vacinação é um dos principais fatores de risco para a coqueluche. O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, reforça que a vacinação da gestante e do bebê é a melhor forma de proteção.

“Duas estratégias têm sido desenvolvidas para controlar a coqueluche na criança pequena. Vacinar a gestante, porque ela transfere os anticorpos para o bebê e o protege, especialmente nos primeiros seis meses de vida. E vacinar a criança aos 2, 4 e 6 meses, sem atrasos. A partir dos 6 meses de vida, o bebê fica protegido com sua própria vacinação.”

A coqueluche é transmitida por meio de gotículas eliminadas pela tosse, espirros e até mesmo pela fala do doente. Uma pessoa não vacinada que entra em contato com o paciente corre o sério risco de adoecer. A transmissão também pode ocorrer por meio do contato com objetos contaminados com secreções de pessoas doentes, porém, isso é pouco frequente, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

Os sintomas da coqueluche podem variar de um resfriado leve a tosse intensa e descontrolada, comprometendo a respiração, desencadeando vômitos e cansaço extremo. Em casos mais graves, os sintomas podem persistir por 6 a 10 semanas ou até mais.

O tratamento da coqueluche envolve a administração de antibióticos prescritos por um médico especialista. É fundamental procurar uma unidade de saúde assim que surgirem os primeiros sinais da doença para iniciar imediatamente os cuidados e evitar complicações. Crianças diagnosticadas com a doença geralmente precisam ficar internadas devido à intensidade dos sintomas, que podem levar à morte.

Em caso de dúvidas ou sintomas, é essencial buscar ajuda médica imediatamente. Além disso, a prevenção por meio da vacinação é a melhor forma de proteção contra a coqueluche e outras doenças infectocontagiosas.

Lembre-se da importância da imunização e da conscientização sobre a necessidade de vacinar gestantes, bebês e crianças, garantindo a saúde e o bem-estar de todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui