Início Esportes Troféu da Champions: história, valor e clubes com modelos originais

Troféu da Champions: história, valor e clubes com modelos originais

4
0
Troféu da Champions: história da 'Orelhuda', valor e os clubes que têm modelos originais

A tão cobiçada taça da Uefa Champions League está de volta, com a temporada 2024/25 começando na terça-feira (17). Desde a primeira conquista pelo Real Madrid em 1956, 56 capitães diferentes já levantaram o troféu, com Nacho Fernández sendo o mais recente campeão em Wembley.

O recorde de títulos de capitão é compartilhado por Franz Beckenbauer e Sergio Ramos, ambos erguendo a “orelhuda” por três vezes. Apenas um brasileiro teve a honra de levantar a taça, Marcelo, na temporada 2021/22, ao lado de nomes como Fernando Redondo e Javier Zanetti.

Com 73,5 cm de altura e peso de 7,5 kg, a taça é feita de prata e revestida com ouro, um objeto charmoso e requintado. Originalmente, em 1955/56, o troféu tinha um design mais arredondado e “orelhas” menores, até que em 1967 a Uefa encomendou um novo modelo.

Jürg Stadelmann foi o responsável pelo novo desenho da taça, após 340 horas de trabalho minucioso, resultando no troféu atual que conhecemos. Desde então, a taça passou por algumas alterações, como a inclusão dos nomes dos times campeões na parte de trás em 1994.

A regra de ceder a taça original para times com cinco títulos ou três consecutivos foi extinta em 2008/09, com todos os campeões recebendo réplicas da “orelhuda”. O apelido carinhoso dado ao troféu em diversos países reflete o carinho e desejo que os fãs têm por essa conquista.

A temporada 2024/25 inaugura um novo formato de competição, mantendo vivo o sonho de todos os clubes de um dia levantarem a tão desejada taça da Champions League. Desde as mudanças no design até as histórias por trás de cada conquista, a “orelhuda” segue sendo o objeto de desejo de milhões ao redor da Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui