Início Esportes Fifa estuda mudar regra para permitir jogadores do Brasileirão atuarem na Europa

Fifa estuda mudar regra para permitir jogadores do Brasileirão atuarem na Europa

36
0
CNN Brasil

A FIFA anunciou a criação de um grupo de trabalho para analisar as mudanças nas regras dos jogos internacionais entre clubes. O objetivo é permitir que partidas de ligas nacionais sejam realizadas em outros países.

La Liga, organizadora da elite do Campeonato Espanhol, há muito tempo deseja realizar partidas oficiais nos Estados Unidos. No entanto, esbarra no regulamento atual da FIFA.

Atualmente, as partidas oficiais fora do país natal dos clubes só podem ocorrer com a autorização das federações nacionais e locais. Tanto a Federação Espanhola quanto a USSF dos Estados Unidos são contra a realização de jogos da La Liga no território americano.

Os espanhóis alegam que seria uma falta de respeito aos torcedores locais, que pagam caro por pacotes anuais de ingressos. Já os americanos temem a concorrência em termos de patrocínios se jogos de outras ligas se tornarem comuns em seu país.

Caso a mudança seja aprovada, os jogos poderão ser marcados sem a necessidade de autorização das confederações. Pode ser estabelecido um limite de partidas por competição a serem realizadas fora do país ou continente de origem, para preservar a identidade dos torneios locais.

Essa nova regra facilitaria a realização da final da Copa Libertadores em outro continente, assim como jogos do Brasileirão ou de futuras ligas que eventualmente sejam criadas.

O grupo de trabalho da FIFA será composto por representantes das Associações Membros, das Confederações, da Associação Europeia de Clubes, da FIFPRO (associação dos jogadores), da Associação das Ligas Mundiais e de organizadores de jogos de clubes de outros países.

A FIFA aguarda a nomeação dos membros em novembro, com a expectativa de que o relatório elaborado pela comissão seja discutido no Congresso da entidade em maio de 2025 no Paraguai.

Enquanto aguardam essas mudanças, a La Liga planeja levar um jogo da edição atual para o Hard Rock Stadium em Miami, provavelmente entre Barcelona e Atlético de Madrid em dezembro. No entanto, a aprovação das federações nacionais ainda é necessária.

Essa iniciativa da FIFA surge em meio à pressão das ligas de clubes e associações de jogadores contra a realização do Super Mundial de Clubes com 32 participantes entre junho e julho de 2025, devido ao calendário apertado. A possibilidade de novas regras para jogos internacionais é um gesto da FIFA em busca de apoio das ligas, especialmente a espanhola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui