Início Brasil IPCA de junho: desaceleração para 0,21% surpreende, divulga IBGE.

IPCA de junho: desaceleração para 0,21% surpreende, divulga IBGE.

45
0
IPCA de junho desacelera para 0,21%, abaixo do esperado, diz IBGE
Consumidores em supermercado no Rio de Janeiro (Foto: Sergio Moraes/Reuters)

O IPCA, índice oficial de inflação do Brasil, registrou uma desaceleração para 0,21% em junho, após uma alta de 0,46% em maio, conforme divulgado pelo IBGE. No acumulado do ano, o IPCA teve uma alta de 2,48% e nos últimos 12 meses, de 4,23%.

Destaque para a notícia sobre as 10 ações de Small Caps com potencial de valorização nos próximos meses e anos. Junte-se a uma aula gratuita para saber mais.

Em junho de 2023, a variação do IPCA foi de -0,08% com uma alta acumulada de 3,16% em 12 meses.

No setor de Alimentos e Bebidas, houve alta em sete dos nove grupos pesquisados, com destaque para Alimentação e Bebidas, que teve um impacto significativo no índice. Os preços da batata inglesa, leite longa vida, café moído e arroz apresentaram altas, enquanto cenoura, cebola e frutas tiveram queda.

A variação dos preços da alimentação fora do domicílio também desacelerou em relação ao mês anterior. Já o grupo Saúde e Cuidados Pessoais teve a maior variação no mês, impulsionado pelos perfumes.

No segmento Saúde e Habitação, o aumento nos planos de saúde foi influenciado pelo reajuste autorizado pela ANS. Já a Habitação teve aumento na taxa de água e esgoto, e na energia elétrica residencial.

O grupo de Transportes registrou uma queda na passagem aérea, enquanto os preços dos combustíveis apresentaram variações, com destaque para a gasolina e o etanol.

O INPC, também calculado pelo IBGE, teve uma alta de 0,25% em junho, abaixo do registrado no mês anterior. A variação dos produtos alimentícios e não alimentícios desacelerou em relação ao mês anterior.

Os índices regionais mostraram variações nas diferentes cidades, com Belo Horizonte e Brasília apresentando as maiores variações, impulsionadas pela energia elétrica residencial e taxa de água e esgoto, respectivamente. Porto Alegre teve a menor variação devido ao gás de botijão.

Em resumo, o IPCA e o INPC apresentaram variações em diferentes setores da economia, refletindo as mudanças nos preços dos produtos e serviços ao longo do tempo. A desaceleração em alguns grupos pode impactar a inflação de forma geral nos próximos meses. Acompanhe as atualizações para tomar decisões financeiras mais informadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui