A Balsa Ecológica iniciou suas atividades nesta terça-feira (16) com o objetivo de retirar cerca de 150 toneladas de lixo do Rio Cuiabá até dezembro. A ação, liderada por Emanuel Pinheiro, é coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb.
O serviço acontece de segunda a sábado, percorrendo cerca de cinco quilômetros, desde a Ponte Nova até a comunidade São Gonçalo Beira Rio. Diariamente, são retirados em média dois contêineres de lixo, o que representa duas toneladas a menos de poluição no rio.
De acordo com o diretor-geral da Limpurb, João Carlos Hauer, a previsão é retirar 150 toneladas de lixo até o final do ano, proveniente do descarte irregular na cidade. Todo o material é armazenado e destinado ao aterro sanitário para um descarte adequado.
A balsa possui mais de sete metros de largura e três metros de comprimento, carregando dois contêineres com capacidade de até 500 litros cada.
A equipe responsável pela balsa é composta por um piloto e um coletor, que recolhem diversos materiais prejudiciais ao meio ambiente, como garrafas PET, sacolas plásticas, isopor e restos de brinquedos.
Segundo a coordenadora técnica de Resíduos Sólidos da Limpurb, Raquel Caroline, a ação faz parte dos serviços exigidos à Locar Gestão de Resíduos, sendo fiscalizada pela Limpurb para garantir eficiência e qualidade no trabalho.