Início Brasil Premiê de Bangladesh cancela viagem ao Brasil devido a protestos com mortes

Premiê de Bangladesh cancela viagem ao Brasil devido a protestos com mortes

41
0
Soldados de Bangladesh monitoram ruas durante toque de recolher

Os disparos da polícia causaram mais da metade das mortes, segundo relatos de funcionários do hospital. O grupo principal que lidera os protestos, o Students Against Discrimination (Estudantes contra a discriminação), teve dois de seus líderes presos desde sexta-feira. Um importante membro do Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP), o principal partido de oposição, também foi detido na madrugada deste sábado, conforme informou o porta-voz do partido, Sairul Islam Khan.

A situação em Rangpur na sexta-feira foi caótica, com milhares de pessoas cercando uma base policial e resultando na morte de três manifestantes. Os hospitais e a polícia relataram que outras 10 pessoas morreram devido aos confrontos do dia anterior, além de mais 105 mortes registradas desde terça-feira.

Os disparos da polícia foram responsáveis por mais da metade das mortes ocorridas desde o início da semana, de acordo com relatos de funcionários hospitalares. Babu Ram Pant, da Anistia Internacional, afirmou em um comunicado que o crescente número de mortes é uma prova chocante da intolerância das autoridades de Bangladesh diante de protestos e dissidências.

Na quinta-feira, foi imposto um blecaute de internet em todo o país, ainda em vigor, afetando gravemente as comunicações dentro e fora de Bangladesh. Os sites governamentais estão inacessíveis e os principais jornais, como o Dhaka Tribune e o Daily Star, não conseguem atualizar suas redes sociais desde quinta-feira. A Bangladesh Television, emissora estatal, também está offline após sua sede em Daca ter sido incendiada por manifestantes no mesmo dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui