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Redes sociais populares dos anos 2000 que não existem mais: saiba o motivo

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por que essas redes sociais que bombavam nos anos 2000 acabaram – AJN1

Nos anos 2000, uma geração de adolescentes e jovens adultos se dedicava ao ICQ e ao MSN, experiências nostálgicas que hoje são apenas lembranças do passado digital. Com a recente inatividade do X (ex-Twitter), a saudade bateu forte e muitos usuários recordaram das redes sociais que um dia dominaram a nossa atenção de forma exclusiva.

ICQ

O ICQ, criado em 1996 pela Mirabilis e adquirido pelo AOL em 1998, foi o pioneiro nas conversas instantâneas online. Com seu icônico som de notificação “uh-oh” e o UIN (Universal Internet Number) que identificava cada usuário, o ICQ conquistou mais de 100 milhões de usuários em 2001. No entanto, o surgimento do MSN Messenger e, posteriormente, do WhatsApp, levou ao declínio do ICQ em vários países, exceto no leste europeu. No Brasil, o aplicativo foi suspenso em 2020 devido a acusações de uso indevido para a venda de pornografia infantil, encerrando suas operações globalmente ainda neste ano.

MSN

O MSN, lançado em 1999 pela Microsoft, rapidamente se popularizou com recursos exclusivos como o botão de chamar a atenção e os famosos Winks e músicas no status. Com mais de 75 milhões de usuários em 2002, o MSN reinou como o principal serviço de mensagens instantâneas até sua desativação em 2013. O crescimento de redes sociais como o Facebook Messenger e o WhatsApp, juntamente com a aquisição do Skype pela Microsoft, contribuíram para o fim definitivo do MSN em 2014.

Orkut

O Orkut, lançado em 2004 pelo Google e liderado pelo engenheiro Orkut Büyükkökten, foi uma sensação no Brasil, apesar de seu foco inicial nos Estados Unidos. Com mais de 30 milhões de usuários no país, o Orkut permitia declarações de amizade, troca de testemunhos e votos em categorias como cool, sexy e confiável. A ascensão do Facebook levou ao declínio do Orkut no Brasil, culminando em seu encerramento em 2014 para priorizar outros projetos do Google.

Fotolog

Antes do Instagram, o Fotolog permitia o compartilhamento diário de fotos e textos curtos, ganhando milhões de usuários em países como Brasil e Espanha. No entanto, a falta de inovação e a concorrência de plataformas mais dinâmicas, como Facebook e Instagram, levaram ao declínio do Fotolog, que foi desativado em 2016.

Em um mundo digital em constante evolução, essas redes sociais marcaram época e deixaram saudades nos corações daqueles que um dia passaram horas intermináveis conversando e compartilhando momentos especiais. A evolução continua, e novas plataformas surgem para ocupar o espaço deixado por essas pioneiras da internet.

Fonte: Exame

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